A especialidade Periodontia, que trata de alterações e doenças no periodonto de proteção (gengivas) e de sustentação (osso e ligamento), vem ganhando um espaço cada vez maior dentro da Odontologia. A expectativa de vida mundial e brasileira aumentou e, com isto, os dentes são mantidos por mais tempo na cavidade bucal, quer seja naturalmente ou conservados devido a procedimentos endodônticos e restauradores realizados. Atualmente, podemos observar idosos com todos ou com um grande número de dentes. Porém, quando não há um controle adequado da colonização microbiana, esses dentes podem ter o periodonto acometido por infecções como gengivites e periodontites.
A alta prevalência das doenças periodontais exige do dentista uma atuação no sentido de diagnóstico e tratamento precoce, para diminuir a ocorrência de indivíduos que, ao receberem a notícia de um prognóstico ruim, ou seja, a necessidade de exodontia, questionam: POR QUE MEU DENTISTA NUNCA FALOU QUE EU TINHA PERIODONTITE?
Para evitar essa situação, é importante que o profissional realize um exame periodontal. Qual exame? Quando realizar? Estas são questões a serem respondidas.
Assim, julgamos que a Periodontia é a especialidade da ATUALIDADE e do FUTURO da Odontologia.
Dr.ª Mônica Studart
Doutora em Periodontia (Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP)
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe-nos um comentário!