A noção de que infecções orais podem ter influência na saúde sistêmica não é um assunto tão atual. Em 1900, o médico inglês Williams Hunter introduziu o termo septicemia oral relacionando um grande número de patologias com infecções de origem oral. Entretanto, foi em 1916 que Frank Billings postulou a mais importante descrição da teoria da Infecção Focal. É sabido de todos que as bactérias presentes na cavidade oral podem ocasionar as duas principais patologias orais: a cárie dentária e a doença periodontal. O trabalho realizado em 1989 por pesquisadores finlandeses relacionando as más condições da saúde dentária ao infarto agudo do miocárdio foi o marco do retorno da teoria da infecção focal às pesquisas na Odontologia, demonstrando a forte relação entre infecções orais e manifestações sistêmicas. As pesquisas em Periodontia seguiram relacionando as periodontites ao nascimento de crianças prematuras e com baixo peso ao nascer, pneumonias, doenças renais crônicas e diabetes melito. Dessa forma, a teoria da infecção focal é retomada com novos conceitos. Toda essa relação descrita entre alterações sistêmicas e infecções periodontais sustentam a possibilidade da performance e saúde do atleta serem afetados por estas, principalmente se levarmos em consideração a ação direta e/ou indireta dos microrganismos em lesões musculoesqueléticas, frequentes em esportistas. Isso justifica a necessidade de o atleta estar sempre cuidando de sua saúde oral, visto que são os detalhes que definem um campeão. Apesar de termos raros estudos relacionados ao tema, a teoria da Infecção Focal, por si só, já justifica a necessidade de pesquisas.
Texto escrito pelo Dr. Danilo Lopes Ferreira Lima, Mestre em Periodontia (UCCB) e Prof. Adjunto do Curso de Odontologia da UNIFOR
Com certeza, porem um grande problema é a desvalorizaçao no brasil, grandes clubes de futebol da série A nao possuem cds em seus centros!
ResponderExcluirCabe a nós, dentistas, divulgarmos nossa importância. Veja o reconhecimento que a Odontologia Hospitalar está tendo.
ResponderExcluir