sexta-feira, 4 de abril de 2014

UTILIZAÇÃO DA SEDAÇÃO POR OXIGÊNIO/ÓXIDO NITROSO EM ODONTOPEDIATRIA

Crianças que serão submetidas a tratamentos de ordem dentária geralmente têm muitas expectativas com relação à dor, o que provoca sentimentos bastante explorados em Odontopediatria, como o medo e a ansiedade. Para tanto, existem métodos de controle destas condições. Dentre eles, destaca-se a sedação, método farmacológico administrado por via inalatória, no qual o paciente mantém sua atividade funcional reduzida. Essa técnica é utilizada em Odontopediatria principalmente para se conseguir proporcionar qualidade de tratamento de forma tranquila e segura, sem ações comportamentais extremas dos pacientes, sendo indicada principalmente para crianças com ansiedade moderada, como forma de preparação psicológica, minimizando possíveis traumas.

Como citado anteriormente pelo Dr. Silvio Ramos, via de regra, não existem contraindicações absolutas para o uso desse tipo de sedação. Porém, a literatura vem relatando que pacientes com resfriados e inflamações frequentes nas tonsilas, com obstrução das vias aéreas superiores, portadores de doenças neuromusculares, que estão sob quimioterapia com uso de bleomicina ou que utilizam medicações psicotrópicas não devem ser submetidos a esse procedimento. Fica também inviabilizado o uso dessa técnica sedativa em pacientes com problemas comportamentais e/ou distúrbios psicóticos que não aceitem/possibilitem o uso da máscara nasal.

Podemos concluir que a técnica é segura para o atendimento a crianças e adolescentes com algumas dificuldades de comportamento no consultório odontológico, geradas pela ansiedade.


Texto escrito pelo Dr. Pedro Rebouças, formado pela UFC e Mestrando em Odontologia, ênfase em Odontopediatria – FOP/UNICAMP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentário!